Se seu comentário não aparecer de imediato é porque eles são publicados apenas depois de serem lidos por mim.
Isso evita propagandas (SPAM) e possíveis ofensas.
Mas não deixe de comentar!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Livro: Crônicas do Mundo Emerso 1 - A Garota da Terra do Vento

A Fantasia é um gênero literário que após um período de baixa voltou com força total no final dos anos 1990 com o sucesso de livros como Harry Potter e versões em filme de O Senhor dos Anéis

Desde então surgem a cada dia novos autores que almejam alcançar apenas metade do sucesso de J.K. Rowling e J.R.R. Tolkien

E com essa verdadeira avalanche de novos títulos, trilogias e infindáveis séries nas livrarias, até agora pouquíssimos conseguiram. Principalmente devido a qualidade extremamente duvidosa desses novos textos.
 
Não é o caso da italiana Licia Troisi, formada em Astrofísica, que publicou em 2004 o primeiro dos livros da trilogia Crônicas do Mundo Emerso - A garota da Terra do Vento (320págs.) lançado pela Editora Rocco em 2006 aqui no Brasil. 

Nihal é uma menina de 12 anos que quer ser uma guerreira. Sempre se destacou pela força e resistência, sem falar nos cabelos azuis, orelhas pontudas e olhos cor de violeta. Morando na cidade-torre de Salazar, uma das maiores da Terra do Vento, ela foi criada desde bebê pelo ferreiro Livon, mestre em confecção de armas e veterano de muitas batalhas. 

O que ela não imagina é que é a última semi-elfa viva no Mundo Emerso (um continente com nove terras habitadas), e seu desejo de lutar vai levá-la a conhecer magos e ninfas, cavalgar com cavaleiros-dragão, viajar pra terras distantes, descobrir suas origens e perder entes-queridos. Tudo isso antes de conseguir, com muito custo, ser treinada como guerreira e vislumbrar o mal que a guerra faz. 

Guerra essa movida pelo misterioso Tirano, que ao conquistar a Grande Terra (o território central do continente) com seu exército alguns anos atrás, se move sistemática e violentamente por outras terras destruindo e matando tudo que se opõe a ele.

Mapa original da autora
Com uma construção de mundo digna de um Tolkien (com direito a mapa do continente e tudo), a autora se inspira no mestre em vários momentos pra redigir sua trama. Não dá pra ler sobre o Tirano e não lembrar de Sauron, por exemplo. 

Mas ela acaba se distanciando do autor de Senhor dos Anéis ao não dar tanta ênfase a descrições (extremamente) detalhadas de ambientes e focar mais na ação.

Isso acaba sendo um ponto bastante positivo, pois dinamiza a narrativa que pode ser assimilada rapidamente sem perda de entendimento ou esquecimento de nomes de pessoas ou lugares da história.

E mesmo com uma trama um pouco batida, em que seis anos se passam do início ao fim do primeiro volume, a autora consegue inovar principalmente ao trazer uma personagem feminina como centro da narrativa.

Nihal foi criada por um homem e sempre viveu no meio masculino, criando uma espécie de defesa psicológica desenvolvendo jeito, sonhos e irascibilidade de menino, mas conforme cresce vai descobrindo sua própria fragilidade

Não são raros os momentos em que chora, mas sempre depois de lutar, enfrentar desafios e se provar pros outros e pra si mesma.

Ela termina esse primeiro livro aos 18 anos e, depois de matar muitos Fâmins (uma espécie de ogro ruivo criado pelo Tirano), acaba tendo um vislumbre de sua própria feminilidade.

Essas primeiras Crônicas são compostas de três livros que aparentemente (já que ainda não li outros) fecham a história de Nihal, mas a série é um sucesso tão grande na Itália que Licia Troisi já escreveu mais duas trilogias que se passam nesse mesmo universo enfocando personagens e épocas diferentes.

Outro indicador de seu sucesso são as adaptações em quadrinhos do livro lançadas pela Panini Editora na Itália e o jogo de computador baseado na história de Nihal sendo desenvolvido atualmente. (Mais detalhes em http://www.cronachedelmondoemerso.it/home)

Um belo estudo de personagem inserido numa trama de fundo fantasioso e medieval é o que esperar desse primeiro volume.

Fiquei com muita vontade de ler os próximos.

Recomendado!

Valeu!

Ps.: Pra quem quiser saber mais sobre a série:
Site especial da Rocco pros livros (em português): http://www.mundoemerso.com.br/
Site oficial da autora (em italiano e inglês): http://www.liciatroisi.it/
Blog de fã com quadrinhos e várias informações (em português): http://mundoemersobr.blogspot.com/

Um comentário:

Ana Chaves disse...

Fiquei com muita vontade de ler! vou comprar e depois agente comenta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Tweet