Se seu comentário não aparecer de imediato é porque eles são publicados apenas depois de serem lidos por mim.
Isso evita propagandas (SPAM) e possíveis ofensas.
Mas não deixe de comentar!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Livro: A Fórmula da Vida de Adriana Igrejas


No ano passado tive o prazer de ser escolhido como um dos primeiros leitores a apreciar o romance de estréia de uma querida colega de trabalho e é com imensa satisfação que publico hoje aqui no blog a resenha que fiz do livro.

Uma rocambolesca, gostosa e cativante trama de novela televisiva em forma de livro. 

É como posso descrever em poucas palavras o romance de estréia da escritora Adriana Igrejas, A Fórmula da Vida, pela editora LetraCapital com o apoio da Prefeitura de Mesquita-RJ.

É a história de Catarina, uma jovem herdeira atormentada pelo trauma da violenta perda do pai, que morreu dias antes de revelar a fórmula de uma substância capaz de purificar qualquer tipo de água poluída, e de como isso a levou tortuosamente pelos caminhos da vida.

O livro pode ser dividido em três partes:

Na primeira, vemos Catarina conversando com sua psiquiatra enquanto lembra os fatos mais importantes de sua vida desde o assassinato de seu pai. Aos 15 anos, vemos o fim de sua infância e como ela lidou com isso, tentando se reintegrar à sociedade após o baque psicológico, com mudanças de escola, início do treino em artes marciais, busca pela emoção de lutas ilegais e tentativas de fazer justiça com as próprias mãos.

Na segunda parte, Catarina, já formada na faculdade, tenta a sorte trabalhando como zootecnista numa fazenda no interior do Mato Grosso. A mudança brusca da trama é bem justificada por um fato no fim da primeira parte e, entre encontros e desencontros, finalmente presenciaremos um pouco de juízo e o vislumbre de felicidade na vida da personagem.

Na terceira parte, Catarina volta a se confrontar com fantasmas do passado e o mistério da morte de seu pai é, enfim, desvendado, mas não sem esforço e sofrimento da protagonista e com a volta do suspense, da tensão e de ação digna de blockbusters hollywoodianos que fecham a trama com chave de ouro.

Órfã, herdeira milionária, vingadora atormentada, lutadora marcial, justiceira clandestina, zootecnista irascível e mocinha apaixonada são algumas das personas que Catarina assume ao longo dos seis anos desenvolvidos no tempo narrativo do livro.

A autora Adriana Igrejas mistura nesse caldeirão uma série de referências que vão desde as mais clássicas, como Shakespeare e mitos gregos, até as mais atuais da cultura popular resultando numa deliciosa sopa com sabores que agradam a vários gostos.

Seu estilo narrativo lembra um bom folhetim televisivo. Num determinado momento do livro parece que estamos apreciando uma novela de Janete Clair devido às reviravoltas da trama e da força de seus personagens.

A autora também se mostra mestra na ambientação estabelecendo detalhes nas descrições que traduzem com perfeição a vida real para a trama. Destaque para a sequência na escola pública e no trem, tão reais que chegam a assustar.

O que também impressiona são as descrições das cenas de luta que mostram que a autora realmente conhece (ou teve que conhecer) o mundo das artes marciais pra escrever a história. Alguns trechos lembram seriados de ação como Nikita, por causa da força e determinação de suas protagonistas.

 Um belo estudo de personagem numa bela trajetória para encontrar, como foi dito no press-release, a fórmula da vida e uma fórmula DE vida.

Recomendado!
 
Aproveito também pra convidar a todos para o lançamento do livro que será nesse domingo (27/11/2011) às 15hs no Parque de Eventos da Prefeitura de Mesquita que fica na Rua Baronesa de Mesquita, s/No., no Bairro de Cosmorama em Mesquita-RJ. Pertinho da estação de trem de Edson Passos.

Eu já confirmei minha presença pra fazer a leitura de um dos meus trechos favoritos do livro. Compareça, garanta seu exemplar e ajude a prestigiar uma autora nacional.
 
Valeu!
Ps.: Mais informações sobre a obra em: http://aformuladavida.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Tweet