Se seu comentário não aparecer de imediato é porque eles são publicados apenas depois de serem lidos por mim.
Isso evita propagandas (SPAM) e possíveis ofensas.
Mas não deixe de comentar!

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Autor e Site: Laerte e o Manual do Minotauro

Laerte Coutinho, ou simplesmente Laerte, é um jornalista, roteirista e cartunista brasileiro que fez bastante sucesso pela criação e publicação de tiras em jornais como a Folha e o Estado de São Paulo, além de colaborar com revistas como VEJA e ISTO É.

Antes disso, porém, ele já era bastante atuante nos anos 70, durante a ditadura, contribuindo em jornais, participando de publicações de teor político e social como o Pasquim, colaborando com campanhas do MDB e com o Sindicatos dos Metalúrgicos.

Sua criação mais famosa, Os Piratas do Tietê, vêm da década de 80, quando publicou na revista de humor Chiclete com Banana, de seu amigo Angeli, outro grande cartunista.

Os Piratas do Tietê são um bando de saqueadores cruéis que desistem dos 7 mares e resolvem fazer sua base no rio Tietê em São Paulo.

Prato cheio para críticas políticas e sociais em tiras com finais engraçados, surpreendentes e carregados de um humor nonsense (sem-noção), muitas vezes inteligentíssimo.

Nos anos 90, Laerte era figurinha carimbada nos programas de humor da rede Globo, chegando a escrever para a TV Pirata, Sai de Baixo, Tv Colosso e Vida ao Vivo.

Hoje em dia, já se aproximando dos 60 anos, Laerte ainda se encontra em atividade, mantendo tiras em diversos jornais e causando pequenas revoluções na linguagem, deixando de lado o humor de riso fácil ao abordar temas complexos, num formato experimental, meio conceitual e até (por que não?) filosófico.


Em 2009, Laerte ganhou do presidente Lula, uma medalha da 15ª Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura pela contribuição para a promoção da cultura brasileira.

Ele publica novas tiras diariamente em seu blog Manual do Minotauro, nome de uma das tiras que estrearam o blog.

São tiras que não são indicadas pra qualquer um. As vezes tão sutis que podem parecer sem-graça e sem sentido numa lida rápida, mas extremamente inteligentes e engraçadas após reflexão.


O próprio Laerte já declarou no blog que nem sempre faz tiras pra terem sentido. Afinal, o que é “sentido”? Segundo ele, seu objetivo pessoal ao fazer tiras é crescer e não acrescentar. E pra falar a verdade nem tudo no dia-a-dia faz sentido, não é mesmo?


Outra declaração feita pelo autor no blog é o porquê de não desenhar mais velhos personagens. Ele diz que os considera parte de um ciclo prazeroso, porém já cumprido de sua vida.


O que resultou em novas criações como o Pequeno Travesti, Dona Ruth, Muchacha, o próprio Manual do Minotauro e muitos outros tão fulgazes e transitórios quanto interessantes.


O importante é que essas tiras dessa sua nova fase ainda são capazes de fazer rir, talvez até de forma mais rica, mesmo que algumas nos forcem a raciocinar um pouco no meio do caminho.

E esse é o GRANDE e ótimo diferencial.




Todas as tiras que ilustram esse post foram retiradas do blog do Laerte.

Então, se você gostou de alguma, não se esqueça de visitar e prestigiar o trabalho desse grande cartunista brasileiro: http://www.verbeat.org/blogs/manualdominotauro/


E que venham mais dessas novas tiras do Laerte!

Recomendado!

Valeu!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Tweet