Se seu comentário não aparecer de imediato é porque eles são publicados apenas depois de serem lidos por mim.
Isso evita propagandas (SPAM) e possíveis ofensas.
Mas não deixe de comentar!

sábado, 1 de agosto de 2009

Dica de livro: O Cavaleiro Preso na Armadura

Admito que comprei esse livro pela capa. As vezes faço isso. Li o título, vi a figura e comprei.

A cavalaria sempre foi um tema que me interessou, assim como fábulas e a busca eterna pela Verdade (assim mesmo com V maiúsculo).

O Cavaleiro Preso na ArmaduraUma fábula para quem busca a Trilha da Verdade (Editora RECORD, 2002), escrito por Robert Fisher, é uma história com todos esses temas.

O Cavaleiro (que não chega a ter nome) era um homem ávido por batalhas, cruzadas e resgatar donzelas. Conseguiu ficar bem famoso em toda a região por sua habilidade e prontidão, já que aparecia sempre de armadura completa ao sinal de qualquer aventura ou combate. Chegava a dormir com a armadura. Até o dia em que não conseguiu mais tirá-la e isso criou problema na relação com seu filho, sua esposa e com sua forma de interagir com o mundo. Na busca de se livrar da armadura (que ficou emperrada) acabou encontrando o mago Merlin, que com a ajuda de um esquilo e da pomba Rebbeca vão levá-lo a atravessar a Trilha da Verdade.

Comecei a ler empolgado, mas cheguei a me desinteressar por ele depois de algumas páginas, afinal, parecia uma fábula de cavalaria sem nada de novo. E o pior cheirava muito a um desses best-sellers de auto-ajuda de que todo mundo fala.

Já li alguns livros desses e não posso dizer que gostei muito. Não que eu tenha algo contra livros de auto-ajuda, pelo contrário, acho que pra quem está querendo aprender ou mudar alguma coisa toda ajuda será bem-vinda.

O problema é que a maioria desses livros de auto-ajuda que estão por aí não passa de uma repetição maciça de fórmulas que existem desde que o mundo é mundo. E as pessoas tem uma tendência a segui-las e ignorar que o verdadeiro aprendizado vem da própria experiência de crescimento e não de fórmulas pré-estabelecidas. Mas a maioria não tem tempo experimentar e acabam comprando o primeiro livro que alguém indica.

Até ensinam alguma coisa, mas em bem menos páginas do que seria necessário, ou seja, paga-se muito caro na encheção de linguiça. E na maioria das vezes esses livros só ajudam mesmo os próprios autores, que ficam ricos sem dizer alguma coisa realmente nova ou original (vide Paulos Coelhos, Deepak Chopras e Augusto Curys da vida). Mas, como eu disse antes, se conseguirem ajudar realmente ao menos uma pessoa, que tenham longas vidas enquanto o fizerem.

Voltando ao livro, no início fede como mais um desses livros caça-níqueis, mas acaba surpreendendo pela forma bem-humorada como a estória é apresentada.

Fisher é um autor que ficou conhecido por seus roteiros de cinema, teatro e séries de humor na tv americana e acertou ao trazer essa sua experiência de escrita na forma de piadas curtas, apresentadas nos diálogos e reflexão dos personagens.

É claro que as piadas não são parte significante do livro, mas surpreendem por sua leveza e conferem um tom dinâmico a estória. Isso ajuda a digerir o conteúdo "auto-ajudístico", que é apresentado de forma despretensiosa e (por que não?) original, mas meio superficial para quem já leu dois ou três livros do tipo.

Boa sacada também foi a presença do mago Merlin, personagem das histórias do Rei Arthur, que aparece na figura do professor que ajudará nosso herói na busca pela Verdade.

Em resumo, é sim um livro de auto-ajuda, mas que me cativou pela leitura rápida e pela forma bem-humorada, leve e extremamente despretensiosa com que a história é apresentada.

Talvez não mude sua vida (não mudou a minha), mas se fizer você ficar mais auto-consciente e um pouco mais feliz, já valerá a lida.

Valeu!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Tweet