Se seu comentário não aparecer de imediato é porque eles são publicados apenas depois de serem lidos por mim.
Isso evita propagandas (SPAM) e possíveis ofensas.
Mas não deixe de comentar!

domingo, 30 de agosto de 2009

Dica de site: Foto Astronômica do Dia

Fiz um curso de capacitação de professores de ciência exatas no planetário do Rio essa semana e um dos sites indicados pelos professores foi esse: Foto Astronômica do Dia (http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/astropix.html).

<==Galáxia de Andrômeda


Nesse site, todo dia há uma foto nova com um tema relacionado a Astronomia. O melhor de tudo é que há um sistema de busca e você pode pesquisar fotos publicadas desde 1995 até hoje. Tudo em inglês, é claro.
Via Láctea==>

Astronomia é uma coisa que sempre fascinou o homem talvez pela sua necessidade de explicar a si próprio através da observação das estrelas.

Afinal: de onde viemos? Pra onde vamos? Quando isso acontecerá? São perguntas que o homem sempre buscou responder e num sentido científico (e não metáfisico, religioso ou filosófico) a Astronomia estabelece várias explicações para isso.

<==Nebulosa da Cabeça do Cavalo

Por exemplo: uma das teorias mais aceitas sobre a formação de estrelas como o nosso Sol diz que ele surge de pequenos pontos de acumulo de gás das Nebulosas, que se combinam numa série de processos químicos que dão origem a queima e ao brilho que observamos de longe. E dele vem também, através de processo de fusão e fissão nuclear, todos os elementos químicos que formaram o planeta Terra.

Ou seja, no fundo todos nós somos poeira de estrelas.

Outro ponto interessante frisado pelo astrônomo que ministrou o curso é que nosso Sol só tem apenas mais 5 bilhões de anos de vida útil como estrela amarela. Depois disso ele vai se expandir e virará uma gigante vermelha que queimará lentamente até apagar.

Ponto negativo
: o aumento de massa destruirá todos os planetas de Mercúrio até Marte (passando pela Terra, claro!). Ponto Positivo (será?): pelo menos ele não vai explodir numa SuperNova e acabar com todos os planetas do nosso sistema solar.

Nebulosa da Tarântula==>

Mas aí o astrônomo chamou a atenção para outra situação: as galáxias estão em movimento constante no céu. E antes que o Sol fique vermelho, a nossa Via Láctea colidirá com a galáxia de Andrômeda (M-31) no pequeno espaço de apenas um bilhão de anos. Complicado, não?
(Galáxias colidindo.)
A coisa boa nisso é que nós não estaremos aqui em bilhão de anos. Pelo menos não da maneira que estamos agora...

Site do planetário do Rio: http://www.rio.rj.gov.br/planetario

Site de um dos astrônomos que deu o curso: http://www.geocities.com/naelton

Valeu!
Obs.: Todas as fotos postadas aqui foram retiradas do site da Foto Astronômica do dia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Tweet