Se seu comentário não aparecer de imediato é porque eles são publicados apenas depois de serem lidos por mim.
Isso evita propagandas (SPAM) e possíveis ofensas.
Mas não deixe de comentar!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Livro: Diários do Vampiro Vol.1 - O Despertar

Romance vampiresco adolescente que foi escrito pela autora L.J. Smith em 1991, bem antes do sucesso da série Crepúsculo.
Diários do Vampiro - O Despertar (Galera Record, 2009, 236pgs.) é o primeiro volume de uma saga que conta a história do vampiro Stefan e da colegial Elena, que juntos formarão as três pontas de um triângulo amoroso com o também vampiro Damon, o irmão mais velho de Stefan.


Stefan chega na cidadezinha americana de Fell´s Church e matricula-se como aluno num colégio de ensino médio com a intenção de se estabelecer na cidade.


Conhece Elena, de 17 anos, a garota mais popular do colégio, que lembra a mulher que ele amou no passado e fica com medo de se aproximar dela. Mas ela não vai deixar o inesperado sentimento que surge por ele passar batido. É claro que eles vão se apaixonar.


A primeira metade do livro é bem cansativa e maçante por perder muito tempo nas descrições de Elena, suas amigas, seus sentimentos e suas tentativas de se aproximar de Stefan.


A história melhora um pouco nos momentos de lembrança, ao contar um pouco da origem de Stefan e de seu irmão, mas só passa a ficar mais interessante mesmo depois da chegada de Damon a cidade, pois aí se estabelece o conflito na trama. O problema é que já se passou mais da metade do livro até isso acontecer.


Um ponto forte do livro é o fato dos vampiros serem do tipo clássico, com dentes pontudos, poderes mentais, metamorfoses animais e, apesar de estarem protegidos por um anel-amuleto, são vulneráveis ao sol, podendo inclusive perder a vida se não tomarem cuidado. É claro que nenhum desses motivos salvam o livro.


Sem falar que a história perde muito da credibilidade, na minha opinião, ao não conseguir explicar com sucesso porquê diabos um vampiro da Itália do século XV, ou seja, que tem por volta de 500 anos de idade, frequentaria uma escola de Ensino Médio. Provavelmente isso será explicado nos volumes posteriores (ou não).


Claramente um livro de apresentação, sem muito a oferecer a um público mais maduro, posso dizer que esse primeiro volume é um livro declaradamente feito para meninas adolescentes por dar muita importância ao dia-a-dia da personagem Elena, que muitas vezes parece superficial, lembrando aqueles clichês de patricinhas americanas (inclusive sendo líder de torcida).


A história só engata pra valer na promessa de confronto do final que, é claro, deixa pra acontecer no próximo livro (a qual provavelmente não lerei). Mas quem gostou de Crepúsculo pode vir a gostar de ler umas das séries em que Stephenie Meyer se inspirou (ou plagiou, mesmo).


O primeiro de uma série já com 7 livros publicados no EUA, que com certeza será um sucesso de vendas por aqui, aproveitando por tabela a moda dos vampiros adolescentes e a fama do seriado de TV Vampire Diaries (que se baseou nele), exibido no canal a cabo Waner Channel desde outubro de 2009.
Recomendado pra quem quiser ler algo sobre vampiros (um pouco) melhor do que o que está na moda. É claro que se você quiser ler algo muito melhor, os romances de Anne Rice, ou mesmo o Drácula de Bram Stoker estão sempre por aí.


Valeu!

Um comentário:

Fábio disse...

Oba tudo blz aí? Estou passeando pelas paginas. Qdo der e c der acessa meu blog para uma visita WWW.ECOSDOTELECOTECO.BLOGSPOT.COM . Sucesso aí. Abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Tweet