Se seu comentário não aparecer de imediato é porque eles são publicados apenas depois de serem lidos por mim.
Isso evita propagandas (SPAM) e possíveis ofensas.
Mas não deixe de comentar!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Dica de Quadrinhos: Questão - Zen a Arte da Violência

O Questão – Zen e a Arte da Violência (Panini, 2009, 180 págs) é um edição que reúne 6 histórias escritas por Dennis O´Neil e desenhadas por Denys Cowan para a DCComics em 1987.

Para quem não conhece, uma pequena recapitulação: O Questão é um personagem criado pela editora americana Charlton Comics em 1967.


A editora foi comprada pela DCComics no início dos anos 80 e todo seu acervo de personagens (incluindo Besouro Azul, Capitão Átomo e etc) passou a ter lugar garantido no universo DC, junto com Super-homem, Batman e outros.

Originalmente, Charles Victor Szasz era o repórter de TV conhecido como Vic Sage, que fazia reportagens investigativas para desbaratar quadrilhas e esquemas de corrupção na cidade de Hub City, uma cidade tão ruim ou pior que Gotham City quanto se trata de criminosos.

Ele é ajudado por Aristotle Rodor um professor de química que criou uma pele artificial que, ao interagir com um gás, aderia a seu rosto e lhe cobria as feições deixando-o assim como um “homem sem rosto”, que aterrorizava os criminosos.

Nessa sua primeira série de histórias após a mudança de editora, Denis O´Neil reformula o personagem, que deixa de ser um simples repórter que vestia sua “fantasia” em busca de respostas, para fazê-lo mais interessado no lado social, político e filosófico das pessoas e da cidade.


Como é uma reformulação, logo na primeira história O Questão toma uma surra de um bando de criminosos e é deixado para morrer no porto de Hub City. Mas ele retorna e é treinado tanto em filosofia Zen quanto em artes marciais por indicação de Lady Shiva, uma assassina de aluguel que vira e mexe aparece nas histórias do Batman, tendo inclusive treinado o último Robin/Tim Drake.


Com essa nova visão de mundo, o personagem abandona um pouco suas aspirações profissionais como repórter e jornalista para se concentrar na questão política e social que destrói sua amada Hub City.

Seu grande oponente nessas seis primeiras histórias é o Reverendo Hatch, que mantém o prefeito sempre bêbado como sua marionete e comanda a cidade por trás dos panos.

Além de dar um novo gás ao Questão com temas mais adultos e pouco usuais em histórias de super-heróis, O`Neil ainda o cerca de novos e carismáticos personagens. Em destaque o próprio Reverendo Hatch com um passado que remonta ao Vietnã, uma família de criminosos mercenários da qual surgirá seu nêmesis, um policial corrupto que quer se redimir e uma velhinha ranzinza.

A arte de Cowan é bem interessante, com uma fluidez de movimento que contrasta e combina perfeitamente com as hachuras, sombras e contornos que dão um tom pesado e sombrio na medida exata as histórias.

A melhor história sem dúvida é a quarta onde os autores dividem a narrativa em várias frentes para mostrar o caos que havia se instalado na cidade após a queda do governo e como ele afetou as pessoas da cidade. O Questão só aparece em poucos quadrinhos tentando salvar um ônibus escolar de uma bomba terrorista.


Recentemente O Questão teve bastante exposição no desenho animado da Liga da Justiça como um herói obsessivo e ligado em conspirações que acaba sendo um dos únicos responsáveis por descobrir os planos de Lex Luthor para a presidência dos Estados Unidos.

Outro personagem alegadamente inspirado no Questão que teve grande repercussão recente é o vigilante Rorschach do filme e quadrinhos Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons.

Esse álbum é uma boa dica para quem gosta de conhecer as fontes originais.

Enfim, uma grande revitalização de um personagem urbano com suspense, ação, artes marciais e filosofia oriental em histórias que marcaram os anos 80 é o que esperar desse álbum de quadrinhos.

Ficamos então na torcida para que a Panini publique novos volumes com o restante dessa fase do personagem, que teve um total de 36 histórias.

Valeu!

Um comentário:

José Eduardo Bertoncello (JEB) disse...

Oi. Prazer em conhecer outro fã do Questão.

Quero dizer três coisas:
1) As histórias do Questão são muito boas, do melhor tipo que o O'neil sabe produzir (artes marciais e violência urbana).
2) O Questão de O'Neil NÃO É o do desenho da Liga. Não mesmo. Enquanto o dos quadrinhos é um combatente do crime que lida com dramas urbanos, o da Liga é um detetive dos melhores, um hacker. Eu prefiro o da Liga, e quem quiser achá-lo na revista vai se decepcionar.
3) A morte do Questão original foi uma das melhores que já li. E depois ainda fui atrás e ouvi "Danny Boy", a música que o Vic Sage cantava enquanto morria de câncer. Chorei mesmo.

Até a próxima

http://twitter.com/#!/JEBosombra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Tweet